Como obter reembolso de passagem aérea para minha empresa?

Reembolso de passagem aérea: saiba direitos e deveres dos viajantes a negócios

Você sabe exatamente quando solicitar reembolso de passagem aérea, assim como direitos e deveres de sua empresa em situações como essa?

É como dizem: "Imprevistos acontecem"!

Bem... Sabemos que o dia a dia corporativo exige uma grande organização de tarefas para que tudo saia conforme o esperado, inclusive quando envolve viagens corporativas. Mesmo assim, diversos imprevistos podem surgir ao longo do dia.

  • Trânsito, principalmente nas grandes cidades;
  • Mudanças de horários;
  • Acidentes;
  • Eventos naturais imprevisíveis;
  • E outras eventualidades que nos obrigam a mudar nossas agendas.

São diversos os motivos que nos fazem, inclusive, mudar ou perder voos. Nesse caso, o que fazer com as passagens aéreas já adquiridas pela sua empresa? Você possui ou não o direito de reembolso de passagem aérea?

Acompanhe conosco as regras aplicadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelas principais companhias aéreas!

Reembolso de passagem aéreas: direitos e deveres para os viajantes corporativos

reembolso de passagem aérea

Reembolso de opcionais

Segundo a ANAC, em casos de valores pagos por serviços opcionais, o que vale são as regras identificadas no contrato no momento da compra. Portanto, esteja sempre de olho nas especificações dos contratos!

Em caso de cancelamentos e remarcações

A ANAC determina que, em caso de multa por cancelamento, esta não poderá ser superior ao valor da passagem.

A tarifa de embarque, bem como as demais taxas aeroportuárias ou internacionais, serão integralmente reembolsadas ao passageiro. As opções ao viajante devem ser flexíveis, garantindo até 95% de reembolso.

Após 24 horas da compra da passagem, ao remarcar ou cancelar o voo, o viajante está sujeito à multas e outras tarifas. Além disso, o reembolso deve ser feito em até 7 dias a partir da data da solicitação.

Ainda, o pagamento do reembolso de passagem aérea deve ser feito conforme o pagamento utilizado na compra da passagem. Entretanto, há também a possibilidade de obter o reembolso em créditos para um novo bilhete aéreo.

Nesse caso, a companhia deve informar os valores e datas para a aquisição de uma nova passagem para o viajante. 

Sobre as tarifas de embarque

A ANAC ainda determina que todos os impostos e tarifas de embarque devem ser reembolsados aos viajantes que não compareceram. Porém, em bilhetes remarcados para uma nova data, essas tarifas e outros tributos são "transferidos" para a data atual da viagem.

Alteração do voo pela companhia aérea

Quando há mudanças de horários feitos pelas companhias aéreas com menos de 72 horas de partida do voo ou for superior a 30 minutos (voos domésticos) e 1 hora (voos internacionais), caso o viajante não concorde com tal alterações, a companhia deve reacomodar o passageiro ou reembolsar integralmente.

Como obter o reembolso de passagem aérea?

Como vimos, em caso de cancelamento, atrasos e outros imprevistos, você, como passageiro, tem o direito de optar pelo reembolso. 

Para isso, você deve comunicar imediatamente seu gestor de viagens e agência especializada, como a Alatur JTB.

Com nosso know-how, conseguimos orientar o viajante da melhor maneira para a obtenção do reembolso integral, quando solicitado no aeroporto de origem, escala ou conexão, ou parcial, quando feito em algum trecho.

É por isso que, entre as diversas vantagens de contar com a Alatur JTB, está o suporte em caso de urgências e alterações de viagem. Afinal, sabemos exatamente o que você precisa e como te ajudar em todos os momentos.

Utilizamos uma plataforma que auxilia gestores e viajantes em reservas com economia, segurança e praticidade. 

Tags: Viagens corporativas