• blog top

Sustentabilidade empresarial: 3 práticas para reduzir impactos negativos

Entenda na prática como algumas ações de sustentabilidade empresarial podem ser efetivas em seu negócio!

A sustentabilidade empresarial é um tema da ordem do dia e se refere a mecanismos que podem ser adotados visando a redução de impactos ambientais e sociais provocados pela operação das organizações.

Por se tratar de algo relativamente novo, há uma grande discussão sobre o que é realmente efetivo. Isso é: quais práticas reconhecidamente funcionam e quais são apenas ideias bem intencionadas, mas que não mostram seu valor real.

Em meio a esse cenário, resolvemos trazer no post de hoje um pequeno guia com 3 ações que devem ser implementadas em projetos de sustentabilidade empresarial. Confira:

 

sustentabilidade empresarial

1. Planeje seu projeto de sustentabilidade empresarial

Um problema recorrente em projetos de sustentabilidade empresarial diz respeito a descontinuidade das ações. Isso decorre, quase sempre, da falta de planejamento das ideias as quais se pretende colocar em prática. Mas por que essas ações carecem de maior planejamento?

A resposta para essa pergunta é um tanto intuitiva. Por não se tratar de algo central na vida das organizações, os projetos nessa área perdem facilmente o caráter de prioridade que em algum momento adquiriram, sendo interrompidos intempestivamente ou adiados de forma indefinida.

Nossa dica, portanto, é que você e sua empresa pensem em algo que esteja dentro de suas possibilidades, começando por ações modestas e partindo para iniciativas mais arrojadas com o passar do tempo. E, não se esqueça, qualquer pequeno passo deve ser muito bem planejado.

2. Coloque em prática ações de impacto

Mais do que planejar com perícia as ações de sustentabilidade empresarial, se faz necessário pensar em algo que tenha impacto de verdade. Estamos falando de ações em que as pessoas tenham facilidade para enxergar os resultados obtidos, sabendo o que realmente a empresa fez.

Como exemplo, podemos citar algumas iniciativas voltadas a redução de impactos ambientais em viagens de negócios. Nesse meio, algumas empresas tiveram a ideia de reparar a emissão de gases poluentes com projetos voltados ao plantio de árvores. Imagine que determinada proporção de CO2 corresponderá a uma cota específica de árvores a serem plantadas em praças públicas ou parques próximos a centros urbanos.

Perceba que essa não é uma ação dispendiosa e não comprometerá o faturamento da empresa. Ao mesmo tempo, trata-se de algo muito fácil de ser assimilado pelo público, uma vez que a relação de causa, efeito e reparo associado ao impacto pode ser muito bem compreendida, permitindo a organização explorar os resultados positivos associados ao projeto.

 

sustentabilidade empresarial 02

3. Faça do carro um vilão preferencial

Quando o assunto é sustentabilidade ambiental, o carro aparece, inevitavelmente, como um grande vilão. Nos centros urbanos especialmente, os problemas como trânsito e elevados índices de poluição são mais sentidos, dado a grande frota de veículos presente em nossas cidades.

E não é difícil imaginar o porquê disso. Afinal, as famílias, atualmente, não se organizam no sentido de adquirir apenas um automóvel para suprir a demanda de deslocamento de todos. Muito pelo contrário! Desde que se tenha condições financeiras, o que se observa é a aquisição de dois, três carros.

As empresas, por sua vez, embora não sejam responsáveis diretamente pelo elevado número de carros nas ruas, pode, sim, fazer a diferença. Em viagens de negócios, por exemplo, meios de transporte como avião, trens e ônibus, devem ter preferência sobre o carro.

Ademais, ações voltadas ao incentivo de caronas solidárias também são muito bem-vindas. Imagine que o sucesso de uma iniciativa nessa área, ainda que não seja um grande projeto de sustentabilidade empresarial, poderá ser uma boa vitrine.

E aí, o que você achou das práticas em sustentabilidade empresarial que trouxemos neste post? Como sua empresa tem se organizado nessa área de suma importância para qualquer negócio? Conte para gente nos comentários!

Tags:

Evite erros ao procurar passagens imperdíveis para seus viajantes

As passagens imperdíveis são reais, mas para conseguir uma compra deste tipo e não cometer erros é preciso estar atento a algumas dicas!

A busca por passagens imperdíveis, combinadas com bons preços e boas datas, pode se tornar uma pesquisa cansativa e, em muitos casos, sem nenhum resultado. Mas isso acontece, principalmente, quando dois passos cruciais são deixados de lado: a falta de um planejamento e de uma boa pesquisa. Falhar nessas duas etapas é começar errando.

Motivos como esses demonstram que estar por dentro da dinâmica da venda de passagens aéreas é algo essencial. Em função disso, nós, da Alatur JTB, daremos as dicas para que na hora de adquirir passagens com ótimas condições, erros como esses não aconteçam. 

Não erre mais!

Como dito anteriormente, a falta de pesquisa e de planejamento são os erros mais comuns. São eles que desencadeiam uma série de problemas, afinal, fazer qualquer coisa de última hora pode trazer complicações! Seja em detalhes técnicos, como enganos em dados cadastrais, ou financeiros, encontrando apenas passagens mais caras. 

Atenção à veracidade das informações e condições

A pesquisa tem papel fundamental em todo o processo. Encontrar bilhetes em sites confiáveis e com preços que não se pode perder não é uma jogada de sorte, mas de persistência.

Com a ajuda da internet isso tudo tem uma facilidade muito maior. São muitos sites e informações em toda parte. Por este motivo, conferir a veracidade de preços e promoções, detalhes e condições das viagens poupará aborrecimentos futuros. 

Trace um plano

Outro alicerce importe é planejar, como falamos. Essa é uma tecla que não se pode deixar de bater. Imagine conseguir fazer uma pesquisa ótima, com os resultados esperados, mas por falta de um planejamento bem detalhado não conseguir embarcar?

Perder uma boa oferta porque não houve um plano a ser seguido trará só mais prejuízos, além de todo trabalho arruinado. Faça uma agenda, esteja atento às datas para que seu viajante realize um deslocamento a negócios tranquilo, sem perder datas importantes no destino.

passagens imperdíveis alatur

Não deixe passar

Mesmo que tudo pareça certo (afinal, conseguiu passagens imperdíveis, não só em preço, mas também em uma boa data), alguns detalhes podem te fazer não ter o resultado esperado. Então, como garantir uma viagem sem dor de cabeça?

Fique de olho em:

  • Erros no cadastro

Esse é o tipo de detalhe que acaba sendo deixado de lado por muitos gestores de viagem sem querer. Porém, erros pequenos como uma letra trocada no nome ocasionam grandes transtornos, inclusive a não possibilidade de embarque.Verifique cada detalhe na hora da compra e solucione o quanto antes com sua agência de viagem ou, caso já estiver no aeroporto, no guichê da cia aérea responsável.

  • Verificar escalas e conexões

Caso o voo de seu viajante apresente escalas ou conexões, fique alerta. Principalmente nestes casos, que envolvem viagens corporativas: perder os horários de embarque pode prejudicar uma reunião importante.

Ao procurar por passagens imperdíveis é normal que voos com escalas e conexões sejam mais baratos do que voos diretos. Atente-se aos tempos de parada e em como isso poderá afetar a agenda do viajante. Mantenha-o informado a todo o tempo sobre os desembarques necessários, horários de embarques em novos voos e outros detalhes que farão com que o trajeto seja feito como o previsto.

Como economizar ainda mais diante de passagens imperdíveis?

Evitando esses tipos de erros você acaba fugindo dos prejuízos, claro! Mas quem não gostaria de algumas dicas para aproveitar ainda mais esse momento de economia?

Por isso, aqui vão alguns conselhos de amigo:

  • Uso de milhas:

Faça parte de um programa de milhas e analise as possibilidades para uso deste benefício. Essa análise mostrará em quais viagens a aplicação de milhas é muito mais vantajosa. Isso fará com que sua empresa economize ainda mais ao adquirir passagens aéreas aos viajantes!

  • De olho nos cookies

Já aconteceu de você pesquisar preços de passagens e, quando voltar poucos minutos depois na mesma página, o preço ter uma alteração considerável?

Pois é! Muitos sites de passagens aéreas estão sempre de olho na demanda. A partir do momento que o interesse naquela passagem é percebido pelos cliques do internauta, a mudança no valor acontece.

Sabendo disso, a limpeza dos cookies em seu computador ou mobile, a mudança de navegador ou o uso de janela anônima para acessar o mesmo site, faz com que seu interesse não seja rastreado. Desta maneira, fica bem mais difícil dos sites fazerem uma mudança tão rápida nos preços.

Não seja 8 ou 80

A tão sonhada promoção apareceu, mas será que se pode confiar no site? Será que essas passagens imperdíveis não têm algo a mais? Você leu todos os detalhes das condições dessa compra? 

Não é muito estratégico sair comprando a primeira grande oferta que aparecer. Apure se ela vale a pena, leia os termos de serviço, compare os valores.

Mas toda moeda apresenta seus dois lados. Quando verificar que encontrou a oportunidade certa e checou a veracidade das informações e condições, agarre a chance antes que a promoção acabe!

Bom saber

Oferta e demanda fazem parte de uma lógica que também está presente na hora de viajar de avião. Durante a madrugada, em que poucas pessoas procuram passagens, pode entrar esse mesmo raciocínio. 

Há um menor custo ao comprar passagens entre às 22h e às 6h da manhã. 

Contudo, do mesmo jeito que durante este período os valores tendem a ser mais baixos, a demanda de passagens imperdíveis também é menor. Afinal, menos acesso equivale a menores chances de divulgação de ofertas.

Como melhorar essa experiência e garantir passagens imperdíveis?

Outro ponto muito discutido é: será mesmo que deixar a compra para última hora vale a pena? 

Já apresentamos aqui que o planejamento é crucial para a economia. Pode ser que exista uma passagem perfeita, com preço ótimo e no horário em que você precisa, mas será que vale arriscar? Se a sua viagem for corporativa, então, não dá para depender do tempo para caçar uma promoção relâmpago entre milhares de sites.

Por isso, nós, da Alatur JTB, oferecemos serviços especializados para que você garanta suas passagens com o melhor custo X benefício!

Qual o melhor dia para comprar passagem aérea?

Saber qual o melhor dia para comprar passagem aérea também é economizar! Por este motivo, confira dicas de nossos especialistas.

Mito ou verdade? As muitas histórias sobre os dias, horários, meses em que passagens aéreas são mais baratas sempre voltam à tona. Quando menos se espera, você já está questionando: qual o melhor dia para comprar passagem aérea?

Dúvidas como essa são comuns, mas graças à Alatur JTB, isso não será mais uma preocupação. Afinal, é verdade sim que há o melhor dia para adquirir bilhetes aéreos - e nossos especialistas contam qual é.

Ficou curioso? Continue com a gente, aproveite as dicas e uma boa viagem!

Não deixe as dicas na bagagem! 

Existe toda uma dinâmica para a venda de passagens aéreas, diferenças de preços em temporadas, feriados, e isso ocorre até mesmo em meses não sazonais. 

Segundo pesquisas realizadas por sites especializados em viagens, o melhor dia para a compra de uma passagem aérea é com 56 dias de antecedência

Sim, isso quer dizer que a probabilidade de encontrar preços baixos está relacionada ao planejamento, pesquisa e análise dessas oscilações.

Além disso, as pesquisas também indicam que a variação de preço de uma passagem no sábado para a terça-feira é de 11%, significando que as terças-feiras são ainda os melhores dias para realizar a viagem.

Mesmo que os motivos possam variar, a razão por essa diferença se concentra principalmente no fato de que os finais de semana acabam tendo maior demanda. Afinal, são bastante escolhidos por turistas e essa procura elevada acaba causando mudanças significativas.

melhor dia para comprar passagem aérea

Mas por que justo às terças-feiras as passagens são mais baratas?

Uma das explicações está no dia de lançamento das ofertas de passagens que ainda restam. Isso acontece para que as companhias aéreas consigam ocupar o máximo que puderem os voos. Normalmente, o lançamento ocorre às terças-feiras, então, fique de olho!

Viu? O segredo para encontrar qual o melhor dia para comprar passagem aérea é sempre saber analisar e procurar, com todas as possibilidades existentes ter paciência e persistência são características cruciais.

Mala cheia de possibilidades!

É no período do ano que coincidem com as férias escolares, mais conhecido como alta temporada, que os preços das passagens aumentam. Por motivos como esse, se seu objetivo, além de saber qual o melhor dia para comprar passagem aérea, é economizar, vai aí algumas dicas de nossos profissionais:

•    Sempre que possível, evite viajar nessa época de alta temporada. Ou seja, Julho, Dezembro e Janeiro. Busque alternativas mais afastados das datas acima e de feriados.

•    Não deixe para última hora a compra das passagens! Isso encarece os preços e você ainda pode não ter muitas opções de horários caso os voos lotem, hein!

•    Prefira adquirir as passagens por meio de operadoras e agências de viagens, principalmente se ela for corporativa. Contando com empresas como a Alatur JTB, é possível encontrar preços mais em conta devido a parcerias com fornecedores e maior facilidade de comparação de valores em tempo real.

•    Sempre se atente aos prazos e horários para encontrar qual o melhor dia para comprar passagem aérea de acordo com as suas necessidades, sejam as mais urgentes ou as que tiveram mais tempo para o planejamento.

•    O horário em que os preços são mais baixos é no período noturno, a partir das 18h. Use isso ao seu favor. 

•    O uso das milhas pode ser um trunfo nessas horas. Utilize sempre que possível para adquirir preços ainda mais baixos.

Hora do lazer depois do expediente

Pode valer muito a pena emendar viagens corporativas com as de lazer, dependendo das datas dos compromissos.

Ficar uns dias a mais que não envolvam sua rotina profissional não seria problema. Assim, além de saber qual o melhor dia para comprar passagem aérea de retorno, é importante se planejar com a bagagem. Pense no que levar para trabalhar e curtir.

É importante que o viajante tenha em mente valores a serem pagos à parte ao emendar sua viagem para propósitos de lazer. Além de não esquecer de finalizar qualquer pendência do trabalho antes de curtir a folga.

Dicas extras: bagagem

Se ainda existem dúvidas sobre o que levar e como organizar a bagagem, temos algumas indicações que farão você aproveitar da melhor maneira possível a experiência.

•    Faça uma lista. Não leve a mais e nem a menos.

•    Comece não esquecendo que as bagagens têm limites de peso e tamanho a depender da categoria do voo e da cia aérea, bem como das regras do destino. Esteja atento e conte com a Alatur JTB para ter todas as informações necessárias.


•    Pense na quantidade de dias que passará fora e quais situações. Desta forma, escolher as peças de roupas fica mais fácil. 

•    Não esqueça de conferir a previsão do tempo para saber o que levar na bagagem, principalmente em questão às vestimentas.

•    Esteja de olho no que é permitido levar em viagens. Acesse nosso outro artigo aqui para saber mais sobre isso.

Conte com a Alatur JTB

Nem sempre é possível estar atento às promoções de viagens aéreas e lidar com tantos prazos. Principalmente quando o pensamento está apenas e exclusivamente em sua viagem de negócios e nas demandas antes, durante e após o deslocamento. 

Para isso, nós, da Alatur JTB, especializados nesse tipo de serviço, cuidamos de tudo para você e encontramos o melhor dia para comprar passagem aérea.

Basta entrar em contato com nossos atendentes e ficar por dentro das soluções, possibilidades e facilidades que oferecemos em passagens aéreas e muito mais!

Passo a passo: comprar passagens online para sua empresa

Comprar passagens online é uma facilidade da sociedade moderna e tecnológica em que vivemos, mas dúvidas podem aparecer. Não perca esse passo a passo!

A internet tem facilitado bastante as atividades do dia a dia. Como pagar contas, mobilidade, alimentação, vestimenta e até as viagens corporativas! Comprar passagens online é realmente algo que agiliza a vida de todos que têm deslocamentos a trabalho a serem feitos. Afinal, não é preciso se mover até o aeroporto ou agência apenas para adquirir os bilhetes.

O tempo de deslocamento até o local da compra é revertido em pesquisa, planos e tudo isso com um único clique. Apesar da facilidade de comprar passagens online, é preciso seguir alguns passos para que a solução não se torne um problema. 

Continue com a Alatur JTB e saiba como encontrar passagens aéreas baratas e em promoção, tudo isso em um clique. 

comprar passagens online alatur jtb

Tecnologia e solução 

Viagens corporativas demandam preocupações que vão além da própria reunião de negócios. Reserva de hotel, bilhetes aéreos, alimentação, transporte... Etapas importantes e que, na maioria das vezes, ficam na responsabilidade das secretárias ou gestores de viagens.

O motivo dessa atividade ficar em outras mãos, que não na do colaborador que fará a viagem, mostra como todo esse processo deve ser cuidado. Afinal, é preciso prezar pelo conforto e tranquilidade do viajante sem esquecer o objetivo central daquela viagem. 

É necessário, então, planejar, organizar e comparar preços, mas isso demanda tempo e atenção, ações que nem  sempre são possíveis, por isso nós, da Alatur JTB, que sabemos da importância de uma viagem econômica, tranquila e prática, temos algumas dicas para você. 

Seguindo um passo a passo 

1. Coloque o orçamento na ponta do lápis

É hora de fazer aquela viagem de negócios. Decisões precisam ser tomadas, planos serão feitos, mas qual o seu orçamento para isso? É a partir daqui que datas, passagens, hotéis, tudo que envolve uma viagem precisa ser encaixado. Pense nisso antes de comprar passagens online.

2. Planeje

Após saber da parte financeira, é hora de lidar diretamente com a agenda. Quando o encontro de negócios acontece? Onde? Quais meios de transporte serão precisos? Quanto tempo leva cada deslocamento? Bagagem de mão ou despachada? Cabe tudo no orçamento?

Essas são informações importantes antes de comprar passagens online e de reservar o hotel. 

3. Opte pela operadora de viagem ideal 

Logo depois de ter todos os dados relevantes em mãos, chegou a hora de encontrar uma agência que saiba lidar com essas informações e seja especialista em viagens corporativas.

E por que não contar com a Alatur JTB? Sabemos que todo o processo de organizar e comparar bilhetes aéreos é realmente trabalhoso  e agilizar esse trabalho para sua empresa.

Economia aliada à Política de Viagens

Nossas soluções facilitam a compra de passagens online, bem como reservas de hospedagem e muito mais. Isso não só gera economia em suas viagens corporativas, mas também segue a Política de Viagens de sua empresa.

Comparação de preços em poucos cliques

Graças a essas soluções, a comparação de preços de hospedagem e de passagem aérea fica muito mais fácil. Atrelado a isso, nossos sistemas ainda fazem todo o gerenciamento necessário das políticas de despesas nas viagens dos funcionários e na realização da compra. 

Dessa maneira, todos as metas serão cumpridas com êxito e tranquilidade. As dificuldades que antes incomodavam tanto, agora têm respostas rápidas e muito mais fáceis. 

4. Use nossas ferramentas

A reserva de hotéis, de passagens aéreas baratas, transfers... Ao utilizar nossas ferramentas, basta acessar nosso painel Online Booking Tool. 

Agora selecione o que procura. Veio em busca de comprar passagens online? Apenas clique na opção desejada, aquela que se encaixa melhor à sua política de viagens, nos preços e no seu planejamento. A busca será feita e, caso deseje, a compra poderá ser finalizada.

Para melhorar ainda mais a sua navegação, o nosso suporte especializado é gratuito, seja para viajantes ou gestores. E se for preciso, relatórios gerenciais te ajudarão a controlar de maneira eficaz seu budget em viagens corporativas. 

Conte com a gente!

À primeira vista, a ajuda de especialista pode não parecer importante na hora de comprar passagens online. Parece tão simples, certo? E é bem simples mesmo, mas alguns itens não podem ser deixados de lado.

Ao contar com a Alatur JTB, você tem ao seu dispor soluções online, que agilizam todo o processo, além do atendimento de uma agência especializada em viagens corporativas.

Não há mais motivos para não aderir às facilidades de comprar passagens online. Tornar as atividades do dia a dia mais eficientes só facilitarão todos os outros afazeres pendentes.

Com a Alatur JTB você terá mais tempo para resolver outros problemas. Venha conhecer nossos serviços e consulte nossos especialistas!

Comparar passagens aéreas para viagens corporativas: como fazer?

A melhor maneira de economizar com passagens aéreas, é comparar, principalmente com a necessidade de seguir a política de viagens. Não perca essas dicas!

Tudo já foi feito, mas e agora? Chegou a hora de comprar passagens aéreas, afinal, você já passou por todo planejamento, sabe o que levar nas malas, consultou a política de viagens, tem exatamente tudo que precisa... Só que é necessário pensar em mais um detalhe antes da finalização da compra: comparar passagens aéreas. 

Várias abas abertas no navegador?

Essa parte do processo é bem cansativa, começando pelos diversos sites disponíveis. Isso nos deixa perdidos, não é mesmo? Ficar mudando de aba o navegador da Internet não é algo que ajuda muito nesse momento. O tempo que se leva para comparar passagens aéreas dessa maneira, se reduzido, faria com que sobrasse tempo para resolver outras demandas. 

Além disso, a troca de abas pode gerar confusão na hora da escolha. Desta forma, só seria mais um empecilho para a tarefa, podendo gerar problemas que não precisariam estar ali! Como, por exemplo, achar uma passagem com o preço bom, finalizar a compra, mas acabar percebendo que o horário não bate com a agenda do colaborador...

Ou mesmo, na hora de finalizar a compra, se deparar com taxas extras que antes não apareciam naquele preço tão atraente na página principal...

Se você precisa saber como tornar essa etapa parte da solução e não do problema, continue conosco, da Alatur JTB!

comparar passagens aéreas alatur

Descomplicando 

A busca por passagens aéreas que se encaixem em suas necessidades já não aparenta ser algo tão fácil de fazer. Comparar passagens aérea, então, deixa tudo ainda mais difícil à primeira vista.

O tempo gasto aqui poderia ser investido em outra parte do seu dia, produzindo ainda mais ao invés de passar algumas horas pesquisando e pesquisando... Além de perder dinheiro!

Concorda que não dá mais para ter dor de cabeça com uma atividade que deveria ser muito mais simples? E simples em todo o processo de planejamento até finalização de uma viagem de negócios?

Se sua resposta foi "sim" a estas perguntas e se você está em busca de mais vantagens, a Alatur JTB tem a solução para o ganho de tempo na hora de comparar passagens aéreas. 

Vantagens dos serviços da Alatur JTB

  • Ferramenta online: você pode fazer tudo de onde estiver em poucos cliques: rápido, fácil e acessível!

  • Simplificando: qualquer atividade que esteja sendo desempenhada no computador ou mobile pode ser atrapalhada com a quantidade de abas abertas, maior lentidão, confusão entre as telas... Imagine só fechar uma aba sem querer, além da dificuldade em absorver tantas informações! Com a Alatur JTB, comparar passagens aéreas ficou muito mais fácil, pois tudo estará à disposição em uma só tela.

  • Exatidão: além de um serviço oferecido em uma mesma tela, a exatidão na hora de comparar passagens aéreas permite tomar decisões rapidamente. Você terá em mãos os preços dos principais sites de compras de passagens e companhias aéreas.

  • Política de Viagens: seguindo sua Política de Viagens, traremos a todo momento as melhores condições em preços e promoções. E, claro, encaixando sempre todas as necessidades de sua empresa, trazendo sempre a melhor solução.

  • Suporte: temos especialistas prontos para qualquer empecilho, gerando uma dinâmica ainda melhor de resolução de problemas que possam surgir no caminho. Resolvemos suas dúvidas e damos suporte não só no quesito custo-benefício, mas em qualquer situação!

  • Controle: graças aos nossos serviços, o controle de gastos torna-se uma realidade, pois há relatórios criados especialmente para esse tipo de demanda!

Remediar não é mais uma opção

Você já tem em mãos os horários, prazos, dias e orçamento da viagem, basta apenas fazer a pesquisa de acordo com o que deseja, selecionando e filtrando as opções.

Como foi possível perceber, oferecemos um serviço de qualidade, rapidez e facilidade. Está claro que não dá para perder mais tempo com uma atividade que gera um trabalho desnecessário.

Os processos estão mudando e nós, da Alatur JTB, trouxemos mais soluções para você. Então, por que não conhecer? Não deixe para depois. Os resultados aparecerão mais rápido do que imagina!

Afinal, as viagens corporativas acabam movimentando o mercado do turismo de uma maneira diferente das viagens de lazer, com o objetivo inicial de alcançar novas conquistas em lugares diferentes de onde a empresa está instalada!

Tudo isso acontece para que o colaborador consiga conquistar novos territórios, em mercados mais amplos, seja participando de eventos, treinamentos ou reuniões. 

E por conta de toda a responsabilidade que uma viagem corporativa está envolvida, é essencial um controle maior, evitar dor de cabeça, para focar 100% na intenção da viagem.

Gestão aliada a um suporte de emergências, é a solução antes mesmo do problema surgir! Se ainda assim ele aparecer, seja com bagagens ou horários, não terá uma demora ainda maior para ser resolvido. É isso que nós oferecemos com nossos serviços e soluções! 

Como garantir viagens baratas e com conforto aos seus viajantes

Viagens baratas existem, mas devem ser alinhadas com o conforto dos viajantes

O que é prioridade por aí: viagens com baixo custo ou com conforto? Uma pesquisa da Associação dos Executivos de Viagens Corporativas, chamada de "A Evolução dos Contratos das Aéreas", constatou quais são as atuais prioridades de agentes de viagens no momento de fechar os voos.

Diante de 212 gestores de destinos como Europa, África, Ásia e América, a pesquisa revelou que o conforto e satisfação do viajante são os itens que recebem menos atenção. Isso quando comparados aos descontos para tornar as viagens baratas. 

Outra pesquisa, do Business Travel News, levantou as principais preocupações de homens e mulheres em viagens corporativas. Foi constatado que a segurança, localização dos hotéis, facilidade nos relatórios de despesas, horários de voos e qualidade na conexão de internet são os itens que mais estão no radar dos viajantes.

Diante disso, essa divergência de interesses pode ser solucionada com algumas estratégias para garantir viagens baratas, mas que também forneçam conforto aos viajantes corporativos. Siga as dicas com a Alatur JTB!

viagens baratas alatur

Estratégias para obter viagens baratas e com conforto

Economia e conforto podem, sim, andar de mãos dadas. Ou seja, na hora de planejar suas viagens corporativas, não é preciso optar apenas por um item e o segredo para isso está aqui com a Alatur JTB.

01# - Política de Viagens detalhada

O primeiro passo - um dos mais importantes para garantir viagens baratas e com conforto aos seus viajantes - é contar com uma política de viagens bem detalhada.

O documento deve conter as diretrizes sobre todos os itens das viagens a negócios, incluindo o conforto para cada colaborador, a depender de seu cargo, bem como o orçamento estabelecido para itens como alimentação, hospedagens, transportes e muito mais.

Com isso em mãos, fica muito mais fácil planejar uma viagem barata e com qualidade!

02# - Otimize as buscas

Separar um bom tempo para pesquisas também é essencial. Afinal, com maior antecedência, é possível encontrar passagens mais em conta que oferecem comodidade ao seu viajante. Mas nem sempre o gestor possui tempo suficiente para uma pesquisa aprofundada.

Sabemos bem disso! E é por isso que a Alatur JTB otimiza sua busca com nossa ferramenta de reservas online.

Nosso sistema realiza a pesquisa que você precisa, utilizando como critério as diretrizes de sua política de viagens. Assim, garantimos as melhores reservas! E que também fornecem o conforto necessário aos seus colaboradores que viajam a negócios.

Quer coisa melhor do que a otimização de tempo e economia juntos? 

03# - Serviços adicionais

Os serviços adicionais podem ser aliados ou inimigos de suas viagens corporativas.

O ideal é que, alinhado à nossa pesquisa para encontrar os melhores preços, os viajantes encontrem serviços adicionais que podem complementar no conforto da viagem, como Wi-Fi, refeições e outros itens.

Por fim, conte com a Alatur JTB para encontrar o melhor valor com comodidade aos seus viajantes corporativos. Afinal, nossas ferramentas são preparadas para garantir viagens baratas com conforto, conforme suas diretrizes internas.

Se interessou? Conte conosco para entender melhor e saber como começar!

Guia para selecionar as melhores passagens aéreas promocionais

Encontrar as melhores passagens aéreas promocionais exige planejamento e dedicação

Sabemos bem que nem sempre é fácil encontrar as melhores passagens aéreas promocionais para os deslocamentos corporativos. Entretanto, a busca por promoções é uma opção que deve ser levada em consideração nas empresas para manter o orçamento de viagens a negócios dentro do planejado!

E, claro, a melhor maneira de fazer isso é a combinando bons preços e conforto. Pensando nisso, reunimos as principais dicas para selecionar passagens promocionais, sem complicar sua busca e produtividade.

Antes de mais nada, entenda a logística das companhias áreas

Não é incomum encontrarmos passagens aéreas promocionais na internet. Mas é fundamental saber como e quando adquiri-las, com a segurança de fazer a coisa certa. E, para isso, é essencial entender como funcionam as companhias aéreas em relação às suas passagens e promoções.

Isso não é segredo, mas vale ressaltar:

Tenha em mente que as passagens mais procuradas, com horários e dias "nobres" de voo, como as sextas-feiras à noite, são, geralmente, as com valores mais elevados. Por outro lado, os voos que não têm tanta procura, costumam ter valores mais baixos, justamente para que a companhia consiga vendê-los. 

Não é um super segredo, certo? Mas para quem busca passagens aéreas promocionais, é essencial saber essa lógica e como usá-la a favor de seus viajantes corporativos. 

passagens aéreas promocionais

Usando a lógica a seu favor para encontrar passagens aéreas promocionais

As promoções existem e estão bem a nossa frente. Por vezes, com medo de cairmos em fraudes, não conseguimos enxergá-las. Mas, vamos lá! Entenda que, da mesma maneira que as companhias aéreas abaixam os preços para vender os voos que pouco saem, assim também surgem as promoções.

Flexibilidade deve ser a palavra de ordem

Em viagens corporativas, é comum que o viajante tenha data marcada para ir e voltar, afinal, os compromissos fora já estão agendados. Entretanto, esse fator pode prejudicar a busca por passagens aéreas promocionais.

O ideal mesmo é ter a flexibilidade como ponto-chave de suas viagens a negócios, já que o dia e horário podem influenciar nos valores. Portanto, a dica é simples. Ao saber sobre a viagem, pesquise alterando as datas mais próximas e seus horários. 

Fique longe dos dias favoritos de viagens, como sexta à noite e domingo à noite, bem como dias próximos a feriados. Siga essa lógica para obter os melhores preços!

Promoções existem e é bom ir atrás

Parece uma ilusão para muitos viajantes corporativos, mas ao contrário do que podem pensar, as passagens aéreas promocionais existem, sim. O primeiro passo é contar com uma agência de viagens especializada ou, se tiver tempo, pesquisar a fundo em sites confiáveis.

Separe um bom tempo para essa busca online, se for seu caso, e abrace a dedicação. Depois, ao encontrar a promoção, não se iluda. Muitas passagens aéreas promocionais já possuem as datas e horários definidas e não são bem as que você deseja. É aí que entra a tal da flexibilidade, viu? Volte um pouco e analise a possibilidade de conseguir viajar em outro período. 

Dica extra: As passagens aéreas promocionais não duram para sempre. Por isso, depois de uma longa procura, ao encontrar uma que possa suprir sua necessidade, agarre com suas forças.

Analise a distância do seu voo

Veja bem... Em voos que são mais curtos, as passagens já costumam ter valores menores. Portanto, é possível deixar para viajar nos finais de semana ou dias mais concorridos. Em voos mais longos, então, a busca precisa ser ainda mais intensa para garantir melhores preços.

Não espere pela promoção de última hora

Esperar para encontrar passagens aéreas de última hora não é a melhor opção. Principalmente para o viajante corporativo que tem compromissos definidos em datas já estabelecidas. Portanto, atente-se: a antecedência sempre ajuda nessa busca!

Por fim, e não menos importante, conte sempre com uma empresa especializada em gestão de viagens corporativas. O motivo é simples: ao contar com uma agência, como a Alatur JTB, você possui ferramentas específicas, que buscam as melhores passagens aéreas, incluindo as promocionais.

Além de todo o suporte de profissionais qualificados para sua gestão de viagens a negócios ser um sucesso. Economia de dinheiro e tempo também são vantagens que você obtém ao contar conosco.

Orçamento de viagem corporativa: como não extrapolar

Orçamento de viagem corporativa: como fazer as contas baterem com o planejamento de sua empresa

Você já deve ter se perguntado sobre como manter o orçamento de viagem corporativa dentro do que sua empresa planejou, certo? 

Já sabemos que as viagens a trabalho não são mais um luxo ou uma opção às organizações. Mas sim um investimento importante para impulsionar negócios, seja na aquisição de novos clientes, relacionamentos com fornecedores ou treinamentos externos.

Para manter essas ações de maneira positiva e dentro do orçamento é preciso muito cuidado. Para se ter ideia, os gastos com viagens a negócios aumentou 35% de 2015 a 2016. É o que releva a pesquisa de Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas (IEVC), realizada pela Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV).

Em tempos de crise, o objetivo das empresas é manter o orçamento de viagem corporativo dentro do esperado. Para fazer isso, siga as dicas!

Orçamento de viagem corporativa: dicas para não ultrapassar o estimado

orçamento de viagem

1) Criação de uma Política de Viagem

A primeira providência para ter controle do orçamento de viagem corporativa é a criação de uma Política de Viagem detalhada. A Política de Viagem é um documento que orienta gestores e viajantes sobre tudo o que permeia os deslocamentos, estabelecendo parâmetros sobre gastos com diversos itens.

A mesma pesquisa realizada pela ALAGEV constatou que a distribuição de gastos de viagens corporativas em 2017 está em:

  • 53% em passagens aéreas
  • 38% em hospedagem
  • 9% em alimentação no local de destino

Com a definição da Política de Viagem, todos esses itens podem ser controlados e gerenciados, conforme diretrizes estabelecidas, podendo até mesmo reduzir os custos.

Para entender melhor a importância de elaborar e implementar uma Política de Viagem, acesse este outro artigo em nosso blog.

2) Utilize seu poder de negociação

Com um orçamento estabelecido, use e abuse do seu poder de negociação com parceiros e fornecedores na busca por descontos, prazos de pagamento e muito mais.

Eles são fundamentais na hora de manter o orçamento de viagem corporativa, além de obter benefícios exclusivos que são essenciais para os custos dos deslocamentos.

3) Prevenir é melhor do que remediar

O famoso ditado sobre "prevenir ser melhor do que remediar" é ideal nessa situação de viagens a trabalho.

Priorize pela maior antecedência do planejamento e organização de sua viagem, com a compra de passagens aéreas, reservas de hotéis e outros itens. Assim, você consegue ter maior previsão de gastos e sobre o que ainda é possível gastar sem extrapolar o orçamento de viagem.

4) Faça um roteiro para sua viagem a trabalho

Uma dica importante é a elaboração de um roteiro ou até mesmo uma agenda completa.

Assim, o viajante mantém o foco sobre o objetivo do deslocamento e evita distrações que podem fazer com que ele gaste mais do que o esperado.

5) Relatórios são seus melhores amigos

Os relatórios para prestação de contas da viagem corporativa também são os melhores amigos para não extrapolar o orçamento de viagem a trabalho. Mesmo durante o deslocamento, o viajante pode registrar os gastos realizados em seus compromissos, como táxis, alimentação e muitos outros.

Desta forma, gestor e colaborador também conseguem ter visão sobre os custos e o orçamento completo, disponibilizado para a viagem.

Por fim, evite imprevistos e tenha um bom planejamento em mãos para manter o orçamento de viagem. Conte ainda com a tecnologia da Alatur JTB para isso. Fale conosco!

Tags:

O que levar na mala de viagem: teste seus conhecimentos!

o que levar na mala de viagem

Aprenda a fazer a checklist ideal e saber bem o que levar na mala de viagem!

Ao se programar para uma viagem, é imprescindível preparar-se quanto à bagagem. Seja para viagens curtas ou longas, saber o que levar na mala de viagem, sem excessos ou faltas, contribui para que você aproveite ao máximo a experiência.

Neste artigo, veja se você está por dentro do que pode - e não pode - levar e sobre como montar sua mala de viagem. Anote em um papel a letra de sua resposta e confira a opção correta logo abaixo! Vamos nessa?

Se você é responsável pelo deslocamento dos seus viajantes, envie este conteúdo a eles!

Antes de começar, não se esqueça dos tipos de bagagens

Como se sabe, bagagem de mão é aquela transportada junto ao passageiro durante uma viagem de avião. 

A bagagem despachada, ou bagagem de porão, é aquela que é entregue no momento do check-in. Assim, é transportada no compartimento de carga da aeronave. Essa bagagem tem o seu limite de tamanho e peso variável de acordo com a companhia aérea e o destino. 

Cheque se o transporte da bagagem despachada está de fato incluso em seu voo ou se será necessário contratá-lo como um serviço adicional. 

Hora de testar seus conhecimentos!

1. Posso levar guarda-chuva e bengala na bagagem de mão.
A) Sim
B) Não
C) Sim, mas com restrições

2. Qual a quantidade ideal de frascos líquidos ou em gel em embalagem transparente?

A) Até 50 ml
B) Até 100 ml
C) Até 200 ml

3. Posso levar garrafa de água (ou alguma bebida sem álcool) para meu voo?

A) Sim
B) Não
C) Sim, desde que respeite a quantidade ideal de frascos líquidos

4. Sobre o que levar na mala de viagem, quanto à bagagem de mão, pode ser transportado:

A) Cortador de unhas
B) Desodorante roll-on
C) Tesoura

5. Posso levar medicamentos na bagagem de mão?

A) Sim
B) Não, devem estar na mala despachada
C) Sim, desde que tenham prescrição médica

6. O que não é permitido levar na bagagem despachada:

A) Substâncias inflamáveis
B) Ferramentas pontiagudas
C) Instrumentos musicais

7. Em geral, quais os pesos máximos de bagagem pelas cias aéreas?

A) 3 kg para bagagem de mão e 21 kg para bagagem despachada
B) 3 kg para bagagem de mão e 23 kg para bagagem despachada
C) 5 kg para bagagem de mão e 23 kg para bagagem despachada

Respostas:

1. A

Sim, pode-se levar guarda-chuva e bengala! Assim como roupas, cobertores, artigos eletrônicos e documentos. Obviamente, demais objetos que não estejam incluídos entre os objetos considerados de transporte proibido. 

2. B

Itens de higiene pessoal, como shampoos, cremes, cosméticos e loções, nos formatos líquido ou gel, devem estar armazenados em frascos de até 100 ml, guardados em embalagem plástica transparente.

3. B

Bebidas adquiridas na área de embarque, para consumo imediato, devem ser consumidas antes de entrar na aeronave. Já bebidas e perfumes adquiridos no free shop de um aeroporto devem ser considerados de acordo com as regras locais.

4. B

Não podem ser transportados em bagagens de mão:

  • Objetos pontiagudos, como faca, canivete, estilete, tesoura e cortador de unhas; 
  • Fósforo e isqueiros,
  • Desodorantes no formato spray (os demais formatos são permitidos).

5. C

Caso haja a necessidade, leve medicamentos de uso habitual e remédios para enjoo na bagagem de mão. Junto a eles, lembre-se de incluir a prescrição médica, para caso seja solicitada.

Não se esqueça de outros itens essenciais, como:

  • Documentos e dinheiro - tenha em mãos, com fácil acesso os principais documentos que possa precisar (Passaporte, bilhete de embarque, carteira de seguro de viagem, entre outros). Da mesma forma, como medida de precaução, prepare cópias impressas desses documentos, assim evita possíveis perdas ou furtos;
  • Itens eletrônicos - celulares, tablets, notebooks, câmeras - respeitando o peso limite da bagagem de mão;
  • Livros e materiais de estudo, assim como cadernos, canetas e materiais para anotações.

6. A

As regras de itens que têm permissão para serem transportados na bagagem despachada são mais amplas. No caso, não é permitido o transporte de substâncias tóxicas, inflamáveis e armamentos. 

Há a possibilidade de levar itens que não podem ser transportados na bagagem de mão. Como ferramentas manuais pontiagudas, itens de higiene, bebidas e alimentos, por exemplo. 

Geralmente é permitido transportar itens específicos que não caibam na bagagem despachada, como materiais esportivos de grande porte, instrumentos musicais ou até mesmo animais. Porém, deve-se checar quais são os procedimentos e regras da companhia aérea. 

7. C

A maior parte das companhias aéreas permite que as bagagens de mão para voos nacionais possuam o peso de até no máximo 5 kg. E limite de peso de até 23 kg para a bagagem despachada. Verifique o peso de suas malas, de preferência antes mesmo de ir ao aeroporto. 

Após os resultados...

Cuide para que as malas da sua viagem contemplem todas as suas necessidades. Ao mesmo tempo, cuide para não exagerar! 

Contar com o apoio de uma agência de viagens corporativas, como a Alatur JTB, garante segurança e qualidade para a sua empresa e seus colaboradores. Conheça nossos serviços e saiba como tornar a organização das viagens da sua empresa mais fácil. 

Extravio de bagagem: e agora, como ter indenização?

O extravio de bagagem é um pesadelo muito temido pelos viajantes. Saiba como lidar com essa situação sem prejuízos!

O grande pesadelo para quem viaja com frequência é o extravio de bagagem. Imagine que ao chegar em seu destino final, você descobre que todos os seus pertences não chegaram. E pior: você nem ao menos sabe onde suas malas se encontram!

Um verdadeiro pesadelo

Não é preciso dizer que todo e qualquer viajante fica desesperado com esse tipo de situação, não é mesmo? É inevitável não se estressar, além de perder tempo, compromissos e até mesmo dinheiro.

Foi pensando nisso que a Alatur JTB separou informações essenciais para você lidar com inteligência em momentos como esse e evitar prejuízos!

Principais situações de extravio de bagagem

Entre as situações mais frequentes de extravio de bagagem, estão:

  • Conexões, em que há troca de aeronaves;
  • Perda ou furto da bagagem;
  • Falhas da empresa aérea;
  • Enganos dos próprios passageiros ao pegar a bagagem errada.

 

extravio de bagagem

 

Bagagem extraviada: como agir e seus direitos

Sabemos que é dever da companhia aérea devolver a bagagem do viajante nas mesmas condições do despache logo após o desembarque, certo? Mas, infelizmente, imprevistos acontecem e é por isso que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) recomenda ações imediatas em caso de extravio de bagagem.

Ao notar que a bagagem não chegou com o passageiro, é importante que a situação seja comunicada imediatamente. Chamada de "Protesto", essa notificação deve ser feita ainda no balcão da companhia aérea ou representante.

E, lembre-se, faça isso preferencialmente na sala de desembarque e não saia do aeroporto até que tudo esteja devidamente comunicado.

Prazo de devolução da bagagem extraviada

Ainda, para o prazo de devolução da bagagem extraviada, a ANAC também determina que, em caso de voos domésticos, a empresa aérea possui até 7 dias para encontrar os pertences e devolvê-los. 

Já em caso de voos internacionais, o prazo da empresa é de até 21 dias para a devolução.

Direito de ressarcimento

Em caso de extravio de bagagem quando o viajante estiver fora de seu local de domicílio, a ANAC determina que o passageiro tem direito ao ressarcimento de gastos emergenciais enquanto estiver sem sua bagagem.

Prazo de ressarcimento

A companhia deve realizar o pagamento em até 7 dias, a partir dos comprovantes de extravio, segundo a ANAC.

Para bagagens danificadas: O mesmo direito é válido para bagagens violadas. Faça o protesto em até 7 dias depois do desembarque e a companhia deve realizar o procedimento para reparar o dano ou indenizar o passageiro.

Ideal mesmo é contar com uma agência especializada na Gestão de Viagens Corporativas

Para viagens corporativas, não há nada melhor do que contar com uma agência especializada, como a Alatur JTB. Você terá profissionais qualificados para a orientação adequada sobre como proceder em caso de extravio de bagagem! 

Comprar passagens, gerar relatórios e acessar o suporte. Tudo pode ser feito e solucionado por nossa plataforma online!

Ainda, ao planejar e executar sua viagem contando conosco, os riscos de imprevistos diminuem e muito, visto que nossas soluções oferecem maior controle de tudo o que é feito para a viagem corporativa, evitando qualquer problema, inclusive com suas bagagens.

Conheça mais de nossas soluções aqui!

Nossas recomendações para evitar o extravio de bagagem

  • Planeje toda sua viagem adequadamente com nossa plataforma online. Assim, você consegue encontrar voos - com ou sem conexões - pela mesma empresa aérea, evitando os deslocamentos de suas bagagens.

  • Tome cuidado com todos os objetos presentes em suas malas de viagem e, por isso, a Alatur JTB criou um post completo para saber qual mala adequada e os itens para serem transportados. Confira aqui!

  • Faça o check-in com antecedência, assim você confere se está tudo certo a tempo!

  • Faça a identificação de sua mala, para evitar que, por exemplo, outro passageiro pegue por engano. Coloque etiquetas e chaveiros, com nome e telefones ou até mesmo, um endereço.

Por fim, baixe nosso Manual de Bagagem e você estará totalmente informado sobre o assunto!